O instrumento NEPSY-II segunda edição é uma ampla bateria de medidas neuropsicológicas baseadas na teoria de Luria e desenvolvidas para avaliar o funcionamento neurocognitivo de crianças e adolescentes de 3 a 16 anos. As primeiras versões do instrumento começaram a ser desenvolvidas na década de 1980 e foi evoluindo até a versão atual do NEPSY-II desenvolvido por Korkman, Kirk e Kemp no instituto Karolinska na Suécia, e lançado no mercado em 2007.
O NEPSY-II assim como seus predecessores foram desenvolvidos a partir da necessidade crescente de instrumentos sistemáticos, amplos e normativos para avaliar os déficits neurocognitivos em crianças.
Que avaliam a criança em seis domínios cognitivos específicos: Atenção/Função Executiva, Aprendizagem e Memória, Linguagem, Sensório-motor, Processamento Visouespacial e Percepção Social.
No Brasil, o instrumento foi trazido pela professora Dra. Nayara Argollo, neuropediatra, que o conheceu durante o doutorado sanduíche realizado na Southern Illinois University, no laboratório da Dra. Kimberly Espy, uma referência internacional em pesquisa neuropsicológica.
Com autorização da Harcourt (editora original do instrumento), foi permitido que Dra. Nayara realizasse a tradução, adaptação e, posteriormente a validação do NEPSY no Brasil. Esta grande empreitada foi transformada no projeto de pós-doutorado em psicobiologia na Universidade Federal de São Paulo. Dois anos após o início dos estudos brasileiros do NEPSY sua segunda edição NEPSY-II foi lançada no mercado americano.
Como a nova edição era maior e mais complexa do que a inicial a Dra. Nayara decidiu reiniciar todos os processos de tradução, adaptação, validação e normatização do novo instrumento.
Em resumo, o NEPSY-II é um instrumento longo e complexo que quando bem aplicado e interpretado, oferece amplo mapeamento do funcionamento cognitivo da criança. Ressalta suas forças e fraquezas que serão base de orientação para a família, para os profissionais que trabalham com a criança ou adolescente e para a escola.
O NEPSY-II é um instrumento EXCLUSIVO para psicólogos, podendo ser adquirido também por estudantes de Psicologia do 9º e 10º semestres.